Vinte e cinco anos de uma trajetória profissional bastante significativa. Quando recém-formado, em medicina, Helder Castilho entrou em contato com a Ultrassonografia: área que envolve conhecimentos sobre fisiologia, especialmente anatomia topográfica, na qual cada parte do corpo pode ser analisada fragmentando-se em camadas. Gostou do método e considerou-se dentro do perfil para explorá-lo por envolver um campo de estudo que lhe despertava interesse.


Helder sabia que, para a aplicação do método,era primordial embasar-se no conhecimento médico como um todo, com certa prevalência da anatomia, para poder interpretar as imagens produzidas por um aparelho. Como o próprio nome já indica, trata-se de um equipamento que emite ondas sonoras, em determinada frequência não captada pelo ouvido humano, em seguida, representadas e codificadas eletronicamente.


Com perfil empreendedor, Helder Castilhoestá sempre atento às inovações e melhorias na área, atualizando-se frequentemente. Foi o pioneiro, nos anos noventa,a empregar a técnica no serviço público, mais precisamente na Maternidade Municipal, e atualmente, mais uma vez, marca a história do método na região, oferecendo o modelo mais avançado, a última geração em termos de aparelho: a ultrassonografia em 3D/4D. Esta pequena maravilha tecnológica permite ver o bebê em tempo real! Ela não faz uma simulação da criança.É o próprio ser que ganha vida e aparece filmado na tela do computador. Decididamente – é difícil resistir à brincadeira – a vida privada realmente está com seus dias contados.


Os pais se encantam e, emocionados, saem da sala não mais com pedaços de papel que dão uma vaga ideia dos filhos que estão esperando. Eles saem com um DVD em mãos, prontinho para assistir na televisão ou no computador, até mesmo por toda a família para quem preferir. As imagens são tão perfeitas que quando os bebês nascem, os pais se assustam com a semelhança do que tinham visto no filme. É fácil crer que Dr. Helder Castilho não pensou nessa possibilidade, mas o 3D/4D pode até diminuir os riscos de troca de bebê em maternidades porque os pais já conhecem com detalhes seus filhos antes deles nascerem.


Apesar dessa novidade tornar a gestação um capítulo mais repleto de fortes emoções, Helder Castilho entende a intenção de contentar a curiosidade dos pais ser um componente psicológico importante, mas o que o levou a avançar tecnologicamente foram motivos estritamente profissionais.


Os novos recursos permitem um aumento sem precedentes em resolutividade da imagem e, consequentemente, maior segurança para construir diagnóstico médico ainda mais confiável. O ponto central que justifica o uso de um método mais sofisticado é exatamente a sua precisão, a alta margem de acerto que facilita a confirmação da saúde ou da presença de alterações clínicas ou, ainda, de um quadro patológico em seus diversos níveis de gravidade.

A ênfase nos aspectos técnicos torna-se mais evidente quando se considera que a ultrassonografia há muito tempo deixou de ser exclusividade das gestantes e da ginecologia como um todo. Praticamente ela faz parte do repertório de exames solicitados por todas as especialidades médicas.

Missão

Dr. Helder Castilho

Oferecer apoio à saúde da mulher, em Alagoinhas e região, prestando serviços de ultrassonorafia com qualidade e confibilidade por meio da competênica profissional, da tecnologia e do atendimento humano diferenciado, praticando custos adequados.

Visão

Clínica Feminus

Pretendemos que em cinco anos a clínica Feminus torne-se, em Alagoinhas e região, referência de qualidade e custos adequados em serviços de ultrassonografia para a mulher, diferenciando-se pelo relacionamento de confiança e humanização com nossas clientes e pela inovação dos métodos utilizados.